RESUMO
A partir da premissa de que é no ensino fundamental que o educando constrói os conhecimentos básicos e fundamentais para a disciplina de matemática e, que os professores são os protagonistas em desenvolver práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento cognitivo e emocional desses educandos, além de despertar o prazer em aprender é que foi discorrido nesse trabalho a significativa e relevante temática do lúdico dinamizando a matemática no ensino fundamental 1.Para tanto, autores como Antunes (1998); Borin (1996); D‟Ambrósio (1986); Freire (1987); Kishimoto (2003); Negrine (1994); Piaget (1970); Smole, Diniz e Milani (2007); Vygotsky (1991), entre outros foram selecionados para dar direcionamento e iluminar importantes reflexões feitas sobre a trajetória e qualidade do ensino de matemática no Brasil e sobre benefícios decorrentes da utilização da ludicidade e jogos educacionais em sala de aula. Também foram apresentadas nesse contexto, concepções e práticas metodológicas de professores que fazem uso destes recursos como facilitadores do processo de ensino aprendizagem. Em complemento, discutiu-se sobre o rendimento e perspectiva dos estudantes sob a dinâmica das metodologias adotadas por professores de matemática em sala de aula. O presente estudo de caso foi realizado durante o ano letivo de 2018 na Escola de Ensino Fundamental São Pedro, no município de Tejuçuoca/CE, tendo como sujeitos pesquisados os integrantes do núcleo gestor, técnicos da secretaria municipal de educação, professores e alunos matriculados e frequentando as séries iniciais do Ensino Fundamental I. Como resultado foi possível detectar que a maioria dos professores investigados buscam (i) proporcionar por meio da ludicidade e dos jogos, situações que favoreçam a aquisição e desenvolvimento da aprendizagem do educando; (ii) tornar tais práticas significativas, divertidas, desafiadoras e satisfatórias; (ii) favorecer ao educando a construção do próprio saber. Vale ressaltar que a presente pesquisa deverá ter continuidade em busca de outras sugestões de metodologias ativas para serem adotadas nas aulas de matemática.
Palavras-chave: Ensino da matemática. Ludicidade. Jogos. Aprendizagem Significativa.
O MATERIAL LÚDICO DINAMIZANDO A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I esse