Este artigo tem como objetivo geral comunicar de que modo a presença dos Institutos Federais de Educação tem promovido mudanças econômicas e sociais no âmbito regional do Estado do Ceará. Para tanto, de forma específica, o texto discorre sobre o surgimento da referida instituição de ensino no Brasil; abordará sua implantação no Ceará e, por fim, analisará a realidade local ao longo dos anos, após a chegada e expansão do IFCE. A presente pesquisa mostra-se relevante,pois, tem como objeto de estudo uma Instituição que, há décadas, tem sido responsável pela formação técnica de inúmeros profissionais no Estado do Ceará e no Brasil, fato que traz consigo, ao longo do tempo, modificações e impactos de natureza tanto social quanto econômica em proporções locais e nacionais. Com relação aos procedimentos metodológicos, o estudo adotou como método de abordagem o dedutivo, tendo em vista que partiu de uma análise geral a respeito do contexto histórico dos Institutos Federais de Educação no Brasil, para uma mais específica acerca do IFCE, discorrendo sobre sua criação e impactos econômicos e sociais. Quanto ao procedimento técnico adotado, o método foi o documental e o bibliográfico, lançando-se mão da legislação e dados governamentais, bem como referências teóricas de estudos já publicadas sobre a temática.

Duxeducare, Revista de Educaçãõ, Saúde e Ciências Políticas. Volume 1. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Palavras-chave: IFCE. Educação. Desenvolvimento.