Diante da potencialização da média geral do ENEM a partir da nota de Redação, o presente estudo desenvolveu uma reflexão sobre a influência positiva da aplicação de técnicas inovadoras na E.E.M. Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, voltadas para a aprendizagem desse gênero textual, o qual é regido por competências que envolvem: correção gramatical, estruturação, coesão e coerência, argumentação, repertório sociocultural e proposta de intervenção. Nesse sentido, foi implantada a didática de fragmentação do texto, e o uso de esquemas previamente estruturados que promoveu o domínio da habilidade linguística de escrita. Para tanto, foi realizado estudo sistemático de metodologias diversas, com o fim de facilitar o aprendizado e tornar o aluno apto a desenvolver textos nos moldes ENEM, que atendessem aos exigentes padrões do referido exame, permitindo sua ascensão social por meio dos estudos. Tal ideal de equidade foi inspirado na escritora afrobrasileira, Conceição Evaristo, que afirma ser dever da escola “promover uma educação crítica, de cidadania ativa, igualitária e antirracista, proporcionando para todos a igualdade de direitos”. Assim, diante de tal responsabilidade social, a implantação do projeto foi fundamentada na “Metodologia da Mediação dialética”. Logo, objetivou-se validar a sistematização do ensino de redação que promove a formação proficiente de produtores textuais.

Palavras-chave: Mediação Dialética. Esquemas. Competências (ENEM).