Com o objetivo de experienciar ações lúdicas nas quais as crianças podem brincar “com” e “na” natureza, de modo que possam perceber, interagir e se sentirem pertencentes aos elementos naturais, ações foram elaboradas e experienciadas com crianças do CEI Casimiro José de Lima Filho, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. As referidas ações estão contidas no Projeto denominado “Brincando com a Natureza”, orquestrado e vivenciando com as crianças pela professora e pesquisadora do presente trabalho de tese. O objetivo cerne desse trabalho foi promover momentos lúdicos onde as crianças pudessem dialogar com a Natureza, de forma que elas percebessem e sentissem que pertenciam ao ambiente e que os elementos da natureza são importantes para a manutenção da vida. Brincadeiras entre criança, música e Natureza; criança e árvores; criança e água; criança e passarinhos em espaços livres cheios de sol foram promovidas. Para registrar e desenvolver o contexto da referida experiência, a pesquisadora enveredou por uma abordagem qualitativa, fazendo uso da pesquisa observacional. O projeto “Brincando com a Natureza’’ consistiu em uma intervenção lúdica, interativa, socializadora e inclusiva. Considera-se que, durante a citada intervenção didática, as crianças foram protagonistas, participando ativamente na produção de materiais lúdicos que foram associados aos elementos da natureza, como folhas, flores, água, sol, passarinhos, ninhos de passarinhos, música, interação com o vento e todo elemento vivo que fazia parte da área verde da escola. Finalmente, as professoras convidadas indicaram o presente projeto como uma robusta ferramenta didática para trabalhar com a Educação Infantil.
Palavras-chave: Natureza. Projeto “Brincando com a Natureza”. Educação Infantil. Intervenção lúdica. Criança.