Mirian Carvalho De Lima1
RESUMO
Este estudo investiga as práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando seu impacto no processo de alfabetização e letramento das crianças em um contexto de transformações sociais e culturais. A pesquisa, desenvolvida em uma escola municipal de Fortaleza, segue uma abordagem qualitativa, baseada na observação das dinâmicas em sala de aula e na análise de referenciais teóricos. Os achados indicam a implementação de estratégias inovadoras que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes, mas também revelam desafios significativos. Entre eles, destaca-se a necessidade de um processo formativo mais sólido e contínuo para os docentes, além da integração mais eficiente das tecnologias educacionais no cotidiano escolar. Diante disso, o estudo reforça a relevância da revisão e do fortalecimento das políticas educacionais, com um foco específico no aprimoramento das práticas de alfabetização e letramento. Também ressalta a importância do desenvolvimento de competências acadêmicas e socioemocionais que preparem os alunos para os desafios do século XXI. Ao articular inovação pedagógica, formação docente e o uso estratégico de tecnologias, esta pesquisa busca contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e alinhado às exigências contemporâneas.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas pedagógicas.
______________________________
1Professora da rede Municipal de ensino da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Hospitalar. Mestra em Ciências da Educação pela UNADES/PY.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I