RESUMO

A abordagem do alfabetizar letrando propõe que a educação em leitura e escrita não se restrinja ao domínio técnico, mas inclua também a compreensão dos usos sociais da linguagem escrita. Assim, o indivíduo não apenas decifra textos, mas compreende como e quando utilizar a escrita de maneira adequada e eficaz em diferentes situações comunicativas. A reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas dos professores se faz fundamental nesse contexto. É preciso analisar como os métodos e estratégias utilizados em sala de aula podem promover não apenas a aquisição de habilidades básicas de leitura e escrita, mas também o desenvolvimento de competências mais amplas de letramento. Isso inclui a capacidade de interpretar textos, de escrever de forma coerente e de aplicar essas habilidades em contextos variados da vida cotidiana e profissional.

Palavras-chave: Letramento; Alfabetização; Práticas pedagógicas.

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAUCAIA-CE