RESUMO
Este estudo visa analisar os estilos de motivação dos professores da rede pública estadual de ensino que atuam em escolas localizadas no município de Fortaleza, considerando a importância da motivação na prática dos professores. Como resultado, foi usado um questionário adaptado do modelo criado por Deci et al. (1981), aplicado a uma amostra de 114 professores que trabalhavam na rede pública estadual em escolas no município de Fortaleza. De acordo com os resultados, os professores da rede pública estadual são mais propensos a incentivar a autonomia dos alunos. Se não o fizerem, pelo menos estarão de acordo que essa é a postura correta.
Palavras-chave: professores; motivação; escolas públicas.
ABSTRACT
This study aims to analyze the motivational styles of teachers from the state public education network who work in schools located in the city of Fortaleza, considering the importance of motivation in teachers’ practice. As a result, a questionnaire adapted from the model created by Deci et al. (1981), applied to a sample of 114 teachers who worked in the state public education network in the state of Ceará in schools in the city of Fortaleza. According to the results, state public school teachers are more likely to encourage student autonomy. If they don’t, at least they will agree that this is the correct stance.
Keywords: teachers; motivation; public schools.

ANÁLISE DOS ESTILOS MOTIVACIONAIS EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO QUE ATUAM EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA pdf