RESUMO
O debate sobre violência acaba atraindo o interesse da sociedade em geral por causa da realidade vivenciada por todos, nesta conjuntura social e política de estremecimento das estruturas que sustentam nossa aparente e frágil coletividade, devido ao crescimento e fortalecimento do crime organizado. A noção de “democracia”, nesse caso, que é o grande símbolo e orgulho do nosso país, acaba sendo ofuscada e completamente esquecida diante das cenas de terror que são vistas ou vivenciadas por todos, nas ruas dos grandes centros ou das áreas periféricas de todo país. A circunstância da democracia atualmente é de irrelevância por causa da emergência em larga escala da violência urbana. Neste cenário, a prática do exercício da democracia acaba se diluindo, ou seja, perde importância por causa do assunto mais urgente e necessário para se resolver que é a sociedade como um todo, e não apenas os sistemas de segurança pública, se mobilizarem contra este mal, que atinge e ameaça toda a cidadania. Essa violência, que está cada vez mais próxima da realidade das crianças e adolescentes, também repercute me se expressa nos ambientes da instituição escolar. Esse trabalho de pesquisa está organizado com o intuito de vivenciar a realidade dos profissionais da disciplina de saudáveis, um meio para arrefecer esses impulsos violentos que todos carregam e, também, orientar aqueles jovens que adotam atitudes violentas dentro da escola, movidos pela realidade das ruas onde moram, graças a herança cultural a que estão submetidos. O trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da disciplina de educação física no enfrentamento da violência urbana, em uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Helenilce Cavalcante Leite Martins, localizada no bairro Conjunto palmeiras em Fortaleza, através de uma pesquisa semiestruturada com característica perceptiva/ atitudinal entre os estudantes. Ficou comprovado na pesquisa que existe uma grande preferência dos estudantes pela disciplina de educação física, e que cabe ao profissional desta área, aproveitar a oportunidade em suas aulas para incluir práticas de competições saudáveis, que valorize o espírito desportivo e de solidariedade entre os participantes, de maneira que se possa, a partir dessas atividades disseminar uma cultura de paz dentro da escola, portanto, de banimento da violência em todas as suas formas.
Palavras-chave: Educação Física. Cultura de paz. Percepção. Violência
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR ARTIGO