Maria do Socorro Carlos Monteiro1
Francisco José Filgueiras Russo2
RESUMO
Neste artigo, consta a apreciação da prática docente de ensino à leitura quanto ao uso de estratégias de leitura, a concepção teórica que alicerça o ensino da leitura, a prática leitora dos alunos e o suporte de apoio às aulas de Literatura Infantil na Escola Municipal Catulo da Paixão Cearense de Fortaleza, Ceará, Brasil. A pesquisa ocorreu em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. No caderno a Arca Literária (2014) constatou-se que não foi especificada a vertente teórica em que se fundamenta para o ensino da leitura, fato que gerou a elaboração da hipótese de que a prática docente não corresponde à concepção de ensino da leitura adotada pela obra, levando a uma incongruência da teoria e da prática e consequentemente à não formação de leitor proficiente. Portanto, buscou-se compreender as relações entre a prática e as concepções das professoras das turmas de 3º anos. Foram pesquisados obras e autores que abordam a importância do ensino da leitura e o uso de estratégias de leitura para formação de leitor proficiente como: Solé (1998), Kleiman (2000), Katom(1999), Leffa (1999), Pietri (2007), Gaté (2001), Gagliari (2002), entre outros. Foram observadas as aulas de Literatura Infantil para conhecer as dificuldades enfrentadas pelas docentes na utilização do material em uso.
Palavras-chave: Estratégias de Leitura. Material Didático. Prática Docente.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA APRENDER E ENSINAR