RESUMO 

O presente artigo tem como intuito de comunicar o sentido do estudo da Geografia e suas reais possibilidades na Escola. O objetivo geral foi analisar os fundamentos téorico-metodologicos da Geografia escolar, evidenciando suas características e as razões pelas quais essa ciência passa a compor o currículo escolar. Como desdobramento, buscou-se identificar e caracterizar as metodologias e os recursos materiais favoráveis à dinamização do ensino e aprendizagem de Geografia. A metodologia ocorreu mediante levantamento bibliográfico sobre a trajetória da Geografia escolar, as propostas metodológicas e os recursos didáticos a partir da década de 1990. Nessa análise, verificou-se como satisfatório as sugestões de procedimentos metodológicos e recursos de ensino da Geografia. A escola, contudo, não mudou o suficiente para incorporar essas inovações didático-pedagógicas. Considera-se que o presente estudo demostrou que a organização dos tempos e espaços da escola é inspirada no modelo seriado e disciplinar, com uma rotina que subdivide o tempo em cargas horárias e planejamento para todos os professores. Destaca-se então, a possibilidade de melhoria da qualidade do ensino de Geografia na Educação Básica, pela maximização do ambiente escolar.

Palavras-chave: Geografia Escolar. Metodologias de Ensino. Espaços da Aprendizagem.

UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR